quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pré-Candidato Nicácio Damasceno concede entrevista à rádio liderança FM


Nesta quinta-feira 27/10 às 12:20h em Barra do Mendes – Ba foi realizada uma entrevista com o Pré-Candidato a Prefeito de Barro Alto, Nicácio Damasceno, estavam presentes o ex-prefeito Zé Sebastião, os vereadores Maurício, Nílson e Pepé.
 Nicácio falou sobre política, saúde, educação, infraestrutura, segurança, assistência social, cultura, meio ambiente, esporte e lazer. Ressaltou  assuntos relevantes à melhoria do município de Barro Alto, bem como sobre algumas de suas propostas para o mesmo, caso realmente seja candidato, como: a valorização da instituição (PREFEITURA), pagamento da folha dentro do mês trabalhado, valorização dos profissionais, utilização coerente dos recursos, entre muitas outras;  relatou que no momento a oposição de Barro Alto encontra-se coesa e unida em prol de um objetivo comum, que neste momento a equipe está realizando um levantamento de dados, dos quais surgirá um diagnóstico dos anseios da população e que desses partirá o nosso projeto político, falou das dificuldades de administrar um município, mas com uma política participativa e com muito planejamento  é possível sim realizar um bom trabalho, pois  é preciso resgatar o crédito da Prefeitura e sua devida valorização para que os servidores e fornecedores tenham prazer de trabalhar conosco.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Entrevista...

Por problemas na rede elétrica de Barra do Mendes, a entrevista que Nicácio Damasceno,Pré-candidato a prefeito de Barro Alto, consederia à Rádio Liderança FM 94,9, na quinta-feira dia 20 de outubro foi remarcada para essa quinta-feira dia 27 de outubro das 12:20h às 12:40h, onde ele falará sobre Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Infraestrutura... Não perca.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Deputado João Bacelar faz fortuna com emendas ao Orçamento

VEJA desta semana desvenda o esquema montado pelo parlamentar baiano João Bacelar, do PR, para se apropriar de verbas públicas

Paulo Celso Pereira
O CARA - O deputado Bacelar em ação: emendas, fantasmas, parentes, empresas, amigos influentes e fortuna O CARA - O deputado Bacelar em ação: emendas, fantasmas, parentes, empresas, amigos influentes e fortuna (Cristiano Mariz)
A tarefa de emendar o Orçamento da União transformou-se, há tempos, num meio para os parlamentares corruptos embolsarem dinheiro público. A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado revela mais um desses casos - protagonizado pelo deputado federal João Bacelar, que cumpre o seu segundo mandato pelo PR baiano.
O esquema é de uma simplicidade assustadora. Entre 2007 e 2010, João Bacelar - filho de ex-deputado federal, e típico representante do baixo clero da Câmara - teve direito a 43,5 milhões de reais em emendas. Quase metade disso foi destinado a prefeituras do semiárido baiano, onde estão seus redutos eleitorais. As prefeituras contratavam a Empresa Brasileira de Terraplanagem e Construções Ltda. (Embratec), administrada por Bacelar desde 2006. E o dinheiro ia parar no bolso do deputado.
Até novembro de 2009, a tramóia foi facilitada pela amizade com o servidor petista Marcos de Castro Lima, que ocupava a Subchefia de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Era ele quem recebia os pedidos de deputados e senadores e estabelecia a ordem de liberação das emendas. No último empenho em favor de Bacelar, antes de deixar o cargo, Lima liberou 2,2 milhões de reais ao amigo.
Quarenta dias depois de liberar essa bolada, e vinte dias depois de deixar o governo, o “homem das emendas” – como Lima era conhecido – ganhou de Bacelar um apartamento de 143 metros quadrados, num bairro nobre de Salvador. O custo foi de 680.000 reais - e documentos obtidos por VEJA mostram que os pagamentos ficaram a cargo da Embratec.
Além do ataque ao Orçamento, Bacelar lança mão de outros expedientes para lesar os cofres públicos, como o nepotismo cruzado – emprega em seu gabinete parentes de colegas que, por sua vez, contratam os parentes dele em agradecimento -, e a contratação de funcionárias pessoais, que sequer trabalham em Brasília, como se fossem assessoras de seu gabinete. Uma dessas funcionárias é laranja do deputado em uma emissora de rádio na Bahia, como demonstra gravação a que a revista teve acesso.
Bacelar declara ter um patrimônio de 1,2 milhões de reais. É pouco para quem tem carros importados e barco, e faz uso de avião particular. Nenhuma menção à Embratec foi feita em sua declaração de bens à Justiça eleitoral.
Procurado por VEJA, João Bacelar negou tudo. Em 2012, poderá dispor de mais 13 milhões de reais em emendas ao Orçamento - se o Conselho de Ética da Câmara não se mover para impedir a sangria.

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/deputado-joao-bacelar-faz-fortuna-com-emendas-ao-orcamento-da-uniao

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Entrevista

Ouça a entrevista com o Pré-candidato a prefeito de Barro Alto, Nicácio Damasceno, nessa quinta-feira dia 20 de outubro das 12:20h às 12:40h  na rádio Liderança FM 94,9, onde ele falará sobre Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Infraestrutura... Não perca.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pronunciamento do Dep. Federal Emiliano José na sessão da Camara dia 04/10


Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, sempre entendemos que a prática da cidadania implica muito além do mero exercício dos direitos políticos, para alcançar, na lúcida definição de Hannah Arendt, o direito de ter direitos. Assim, cada cidadão possuiria a possibilidade de interferir, individualmente ou através de organizações ou associações representativas, na gestão cotidiana das atividades administrativas, de modo a garantir a implementação do princípio da eficiência nas ações, programas e políticas das quais é destinatário direto.
Dalmo de Abreu Dallari, teórico paulista sempre comprometido com a defesa das liberdades e garantias democráticas, resgata o art. 21 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma textualmente que todo ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país e a vontade do povo será a base da autoridade do governo, razão pela qual entende o jurista que a participação política seria um direito fundamental de todos os indivíduos.
Já Norberto Bobbio considera em seu livro O Futuro da Democracia que haveria uma verdadeira reviravolta no desenvolvimento das instituições democráticas, tendo em vista a inexistência de decisão política que não seja condicionada ou até mesmo determinada pelo que acontece na sociedade civil. Assim, uma coisa seria a democratização do Estado, ocorrida com a instituição dos parlamentos, e outra seria a democratização da sociedade, razão pela qual conclui com propriedade o pensador italiano que o deslocamento do ângulo visual do Estado para a sociedade civil nos obriga a considerar que existem outros centros de poder além do Estado.
Em toda a América Latina, o processo de redemocratização ocorrido nos anos 80, em razão da luta pelo fim dos regimes ditatoriais e pelo retorno das liberdades e garantias civis, trouxe consigo forte apelo popular de diálogo e participação dos cidadãos latino-americanos nos novos regimes constituídos. Assim, diferentes experiências de articulação e fiscalização da sociedade civil organizada foram sendo implantados, a exemplo da Alianza Cívica no México, do Poder Ciudadano na Argentina e do grupo Propuesta Ciudadana no Peru, sendo este último um consórcio de organizações não governamentais que criou um sistema de vigilância sobre o governo central e os governos regionais.
Inicio o discurso de hoje com esta breve exposição acerca da importância da participação cidadã na gestão e fiscalização da coisa pública (res publica), para compartilhar com os nobres parlamentares a feliz experiência de que participei na semana passada, a convite do vereador Mauricio Fernandes, no pequeno município de Barro Alto, na microrregião de Irecê, centro norte da Bahia.
Neste evento, reuniram-se em um clube da cidade comerciantes, lavradores, professores, servidores públicos, militantes políticos, para prestigiar a filiação do jovem Nicácio Damasceno ao Partido dos Trabalhadores.
Quando a ditadura militar já agonizava, milhare
s de militantes de organizações clandestinas, intelectuais progressistas, setores socialmente engajados da igreja católica, operários sindicalizados, trabalhadores das cidades e do campo reuniram-se para fundar o que viria a se tornar o maior partido de esquerda de todos os tempos no Brasil.
Diferente dos demais partidos que surgiam e ainda surgem de articulações a portas fechadas nos gabinetes e parlamentos, o PT nasceu da sociedade civil organizada, fruto do desejo de mudança, progresso e transformação do povo brasileiro.E nestas mais de três décadas de história, o partido vem recebendo adesões de gente valorosa, que deseja participar da mudança promovida por gestões marcadas pela participação popular e pela probidade pelo trato da coisa pública, pessoas que vem para somar a ajudar o partido que vem transformando este país desde 2003.
E assim chegou Nicácio Damasceno. Com os seus sonhos juvenis de mudança e liberdade para Barro Alto. Com o seu vigor e sua vontade de construir uma gestão integra, avançada e participativa, ao contrário do que infelizmente tem ocorrido na cidade nos últimos anos.
E nesta festa muitos foram os convidados que compartilhavam da alegria de receber no PT o jovem Nicácio. Como os ex-prefeitos e agora deputados estaduais, Neusa Cadore e Joacy Dourado, cujas gestões foram por diversas vezes premiadas e reconhecidas como experiências inovadoras e integradas em prol da participação popular na gestão administrativa.

Sim, pois não há gestão do Partido dos Trabalhadores sem conselhos, conferências, assembléias, reuniões de prestação de contas, orçamento participativo, enfim, não há política no PT sem que as pessoas debatam, opinem, discordem, concordem, construam as diretrizes fundamentais, as ações, os programas, as atividades e as políticas públicas prioritárias.
Neste sentido, o governo do presidente Lula, e a atual gestão da presidenta Dilma, conduzem o país ao encontro dessas expectativas de participação e controle social, tema este fundamental na agenda social, econômica e política de toda a América Latina.
E Barro Alto, com os seus quatorze mil habitantes, distribuídos na sede, na Gameleira, na Lagoa Funda, em tantos outros pequenos distritos, povoados e vilarejos, terá em breve a oportunidade de experimentar uma nova e revolucionária forma degestão, com a grande vitória de Nicácio Damasceno das eleições do próximo ano.
Caminhando por toda a Bahia, participando de pequenas e grandes reuniões, vamos percebendo que a grande mudança concebida por tantas gerações vem se materializando, as vezes devagar, ora mais depressa, mas sempre avançando para um futuro no qual o destino deste país seja indiscutivelmente construído pelo povo brasileiro.
Muito obrigado.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Barro Alto Celebra a filiação de Nicácio e Lourinho ao PT



Na tarde de sábado dia 24 de setembro de 2011, no Clube Romão Gramacho, em Barro Alto, foi realizado o ato público de filiação partidária, ato esse que deu o pontapé inicial ao processo político que se aproxima. Filiaram-se ao Partido dos trabalhadores (PT), o jovem Nicácio, uma peça importante do cenário político Barroaltense e Lourinho, um político de influência que fora  algumas vezes eleito vereador desse município com margem expressiva de voto. Esses representam duas grandes apostas para próximo pleito eleitoral de 2012. O evento contou com a presença de pessoas importantes do cenário político Nacional, estadual e regional.

Estiveram presentes: o Deputado Federal Emiliano José. Os deputados estaduais: Joacy Dourado, Neusa Cadore e Marcelino Galo. O assessor do deputado Luiz Alberto, Sena; o prefeito de Iraquara, Edimário; o pré-candidato a prefeito de Canarana Reinan, o vereador Léo de Gentio do Ouro, os representantes do legislativo municipal Maurício Fernandes, Nilson e Pepé, além de várias outras lideranças do município como o ex-prefeito Zé Sebastião, presidentes de partidos (PT, PDT, PC do B e PRP), representantes sindicais, de cooperativas e associações comunitárias. Mas a participação mais especial foi a do povo que acolheu esse ato e se dispôs a lutar por um município melhor.